
Dicas úteis
BLOG SIMONE SÁ
Retinol: os prós e contras do ativo queridinho do skincare.
Entenda quais os benefícios do retinol para a pele e como incluir o ativo na sua rotina de skincare. Sabe aquele ativo de skincare que tem várias funções e beneficia a pele de várias formas?
Esse é o retinol. Além de ser poderoso no combate a acne, ele também ajuda a combater os sinais da idade, entre várias outras coisas. Mas é importante não se confundir: apesar de serem derivados da vitamina A, o retinol e o ácido retinoico são diferentes. Enquanto um é um ácido, que requer muitos cuidados na hora de usar, o outro é uma versão estável do ativo, e por isso, presente em vários cosméticos do seu dia a dia.
Benefícios do retinol: O retinol já é um velho conhecido de quem ama skincare, mas ele vem ganhando cada vez mais espaço nesse universo, especialmente por seus vários benefícios. Se você sofre com excesso de oleosidade e acne, o ativo pode ser um aliado, já que ajuda a desobstruir poros e controlar a produção de sebo. Como acelera a renovação das células, o retinol também acelera a renovação das células, esfoliando quimicamente e diminuindo a aparência de poros dilatados. “Ele é uma opção realmente comprovada para tratar a pele mais madura, construir colágeno e também reverter fotoenvelhecimento”, explica a médica dermatologista Dra. Thais Pepe, que recomenda iniciar a usar produtos com o ativo próximo dos 30 anos, quando há uma redução na produção de óleo, colágeno e elastina, fazendo com que surjam as primeiras linhas de expressão. Como ele estimula a síntese de colágeno e renovação celular, a pele fica mais firme e jovem.
Quais as contraindicações? Apesar de ser mais suave que o ácido retinoico, que não deve ser usado durante o dia em hipótese nenhuma, o retinol também pode causar irritação, especialmente em peles mais sensíveis. Por isso, o recomendável é incluir o ativo aos poucos, em dias alternados, para ver como a pele se comporta. E, claro, sempre usar protetor solar e consultar um médico que poderá te dizer se ele é ou não recomendado para as suas necessidades. “Escolha um produto mais leve e com uma fórmula que contenha ingredientes calmantes e hidratantes. Isso torna o retinol mais tolerável pela pele e evita ressecamento ou sensibilidade em excesso”, aconselha Dra. Simone Sá.